Tipos de Emoções : Ajude a criança identificar cada uma

Tipos de emoções: Vamos falar sobre as 4 emoções principais e suas funções.

Tipos de emoções e suas funções

Com a evolução da humanidade foi adquirido um grau de consciência e uma noção de risco e consequências, ampliou a capacidade de pensar sobre seus sentimentos e a busca por auto conhecimento  também aumentou.

Porém ainda entramos em conflito quando se trata da razão e emoção e também nos confundimos com os tipos de emoções.

Alguns sentimentos são bons e estimáveis, enquanto outros não são tão agradáveis. Porém todas as emoções são naturais do ser humano e todas as pessoas vão senti-las. Umas em maior, outras em menor intensidade. Por tanto permaneça aqui para saber quais Tipos de Emoções : Ajude a criança identificar cada uma

Qual a interferência da emoção na vida do ser humano?

Algumas pessoas são mais impulsivas e irracionais que outras, permitindo que as emoções tomem conta de si e interfiram de forma direta no seu comportamento. 

Porém as emoções tem como função  permitir que as pessoas expressem e  comuniquem o que estão sentindo, quais são as suas intenções, interesses e percepções.

Gerenciar essas emoções ou seja ter um controle emocional é um desafio vivenciado por muitas pessoas, pois toda emoção interfere nas atitudes e acaba afetando o comportamento do individuo. Continue lendo Tipos de Emoções : Ajude a criança identificar cada uma..

O que distingue uma pessoa de outra é a capacidade de gerenciar essas emoções ou seja ter um controle sobre esses sentimentos. 

Alguns sentomentos são bons e agradáveis, ao passo que outros passam a ser desagradáveis.

Tipos de emoções: Ajude a criança identificar cada uma 

Emoções positivas como a alegria e a gratidão por exemplo, sinalizam o bem estar, reconhecimento, gratificação, elas se manifestam em situações vividas com prazer e satisfação. 

Emoções negativas como medo, raiva e medo por exemplo, tem como objetivo sinalizar contrariedade, decepção, angústias  preparando o ser humano para um enfrentamento e busca de solução de problemas, levando a pessoa a ter  até mesmo alterações hormonais e fisiológicas. 

Ao sentir qualquer uma das emoções com intesidade, há uma aceleração no coração, aumento da respiração, altera o tônus muscular, podendo ficar mais rígido ou relaxado, dependendo o tipo de emoção que for sentida.

As emoções mais comuns são: alegria, tristeza, raiva e medo.

Essas emoções sentidas de forma intensa provoca alteração no corpo físico como citado no inicio deste parágrafo. 

Tipo de emoção alegria!

A Alegria é a emoção que tem poder de expressar os melhores momentos da vida

Qual a emoção que tem o poder de expressar os melhores momentos da vida? A Alegriaaa. 

Sim, a alegria é a emoção responsável por expressar os momentos bons da vida.Ela esta relacionada ao bem estar e também ao sentimento de felicidade, ela é transporta situações condizente com reconhecimento, realizações, e comemorações. A emoção alegria é positiva, ela influencia as ações, comportamento e a saúde do ser humano como um todo de maneira positiva. 

Ao sentir alegria, o organismo esta liberando endorfina e dopamina, provocando uma sensação agradável e de prazer, e no emocional também temos resposta positiva ao sentir alegria.

Atividades para estimular alegria 

  • Tomar banho de chuva,
  • dançar,
  • brincar de mimica,
  • dançar, jogar bola,
  • assistir algum video engraçado…
  • ou simplesmente reforçar com a criança alguma atividade que a deixa alegre. 

Tipo de emoção Raiva

Emoção raiva expressa sentimentos ruins

Quando sentimos raiva, expressamos o ódio, assim como outros sentimentos ruins, negativos e desagradável . Ela esta associada á irritabilidade, ao mau humor, ao desgosto, frustração, perdas, entre outros.

Geralmente a emoção raiva, afeta o comportamento e também influencia as ações dos seres humanos, de forma negativa.Tem o poder de interferir nas capacidades de autoconsciência e autocontrole, gerando conflitos e problemas.

Essa emoção aumenta o nível de adrelanina no organismo , tornando o ser humano mais agressivo.

Atividades para fazer para se acalmar no momento da raiva

  • Brincar com massa de modelar
  • Tomar água
  • contar até 10
  • ouvir música
  • mudar o foco 

Tipo de emoção Medo

A emoção medo esta relacionada a autodefesa

A emoção medo está interligada a capacidade de autodefesa e proteção do organismo. Assim quando sentimos medo, provocamos alterações fisiológicas e hormonais tornando-nos mais ageis e reativos.

Esta emoção é classificada como ruim e desagradável por todas as pessoas, porém diferentes de outras emoções negativas, ela apresenta uma função de alerta. Pois ela é acionada quando estamos vivenciando situação de perigo e situações que representam risco de vida. 

Quando sentimos medo, acionamos um comportamento de luta e fuga. Despertando o poder da autoproteção.

O medo estimula a atividade do sistema nervoso central, aumentando a produção de adrenalina.

Atividades que ajudam a controlar o medo 

  • Não menospreze o medo da criança
  • Ajude ela a produzir uma história sobre o próprio medo
  • Desenhar sobre o que a faz sentir medo 
  • Trabalhar a respiração
  • Abraços e carinhos 

 Tipo de emoção Tristeza

emoção tristeza tem função de comunicar situações tristes e desagradáveis

A tristeza é uma emoção considerada negativa, ela tem a função de comunicar situações que envolvem angústias, mágoas, situações ruins e desprazerosas. Geralmente é manifestada quando estamos vivendo algum evento difícil, tais como perda do emprego, morte de um ente querido, perdas, costuma ser acompanhada por outras emoções negativas como, desamparo, ansiedade, frustração entre outras.

Atividades para trabalhar a tristeza

 

  • Fazer um potinho e escrever sobre o que esta sentindo e guardar dentro dele (pode ser desenho também)
  • Cantar, dançar, assistir algo alegre e divertido
  • receber muito carinho e deixar a criança falar sobre o sentimento

De Mãe pra Mãe

As emoções que sentimos sejam boas ou nem tanto, fazem parte da nosso cotidiano. Elas estão presentes em qualquer pessoa, inclusive nas crianças, por isso é importante nós adultos, termos a compreensão do que se trata cada emoção sentida, para quando estiver diante de uma criança com raiva, medo, ou triste saibamos explicar para elas que o que estão sentindo é absolutamente normal.

As sugestões de atividades aqui, são as que pratico no dia a dia, porém nem sempre vão ter um resultado tão rápido,  a medida que vai trabalhando as questões vai ver que faz muito sentido a gente saber explicar sobre a emoção que estão expressando e mudar a polaridade da emoção negativa, por exemplo, medo, trabalhar a segurança, através do acolhimento, abraço. 

Trabalhar a emoções com livros e filmes também é um bom caminho. 

Vale a pena  ter essa percepção de quando a criança precisa de ajuda para saber lidar com determinada emoção, isso vai ajudá-la a se tornar um ser humano emocionante forte ela será capaz e gerenciar suas próprias emoções.

Boa leitura, Juh:) !

 

Deixe um comentário