Faltando um pouco menos que dois meses, estamos quase com os pés nas férias escolares! Aqui vamos relembrar brincadeiras que vão deixar as férias mais divertida !!
Tempo que muitos pais ficam sem saber o que fazer com as crianças em casa, hoje com muita opção virtual, as crianças passam a maioria do tempo em telas, videogames, celulares, Tablet…
Isso torna se uma preocupação pra muitos , visto o quanto é prejudicial o uso exagerado de telas.
Antes da tecnologia ser tão presente em nossas casas, nós mesmos enquanto crianças, gastavam nossos dias com brincadeiras divertidas e saudáveis sem envolver as telas e a internet.
Com o passar do tempo essas brincadeiras acabaram caindo no esquecimento e por isso neste post, vamos relembrar 10 brincadeiras pra você resgatar e apresentar pro seu pequenino (a), diminuindo assim o tempo em frente as telas e tornando os dias mais divertidos.
10 Brincadeiras divertidas pra fazer nas férias com seu filho(a)
1. Estátua
Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas. Você vai precisar de um aparelho de som. Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir espera até que sobre somente um para reiniciar a brincadeira.
2. Esconde – Esconde
Pode brincar quantas pessoas quiser. Uma criança tapa os olhos e encosta em uma parede (local que será titulado de “Pique”) e conta até 10 (ou quanto tempo for combinado). As outras crianças precisam se esconder. Assim que o tempo acabar, aquela que estava de olhos tapados, abre os olhos e vai em busca dos outros integrantes dessa brincadeira. Assim que ele encontra alguém, ambos precisam sair correndo até o “Pique”. Se quem chegar primeiro ao “pique” for quem estava contando, essa pessoa deve gritar “Pego 1, 2, 3…e fala o nome da pessoa”. Se quem chegar primeiro for quem estava escondido, ele grita “Salvo 1, 2, 3”. O primeiro que o pegador gritar o nome no pique será o próximo pegador, mas mesmo assim tem que achar todos os participantes, até o final!
3. Forca
Tem que ter no mínimo dois participantes. O desafiador precisará pensar em uma palavra e colocar, através de traços, quantas letras essa palavra possuí.
O desafiante terá que falar uma letra. Se essa letra fizer parte da escrita dessa palavra, o desafiador preenche a lacuna.
Porém se essa letra não existir dentro da palavra em jogo, o desafiante fica a um passo da forca, ou seja, ele ganha uma cabeça, depois um corpo, depois as pernas, os braços e por ultimo ele é enforcado.
A cada letra que ele errar, um membro será desenhado na forca.
O desafiante ganha se ele adivinhar a palavra antes de ser enforcado. Tem que ter no mínimo dois participantes.
O desafiador precisará pensar em uma palavra e colocar, através de traços, quantas letras essa palavra possuí. O desafiante terá que falar uma letra. Se essa letra fizer parte da escrita dessa palavra, o desafiador preenche a lacuna. Porém se essa letra não existir dentro da palavra em jogo, o desafiante fica a um passo da forca, ou seja, ele ganha uma cabeça, depois um corpo, depois as pernas, os braços e por ultimo ele é enforcado. A cada letra que ele errar, um membro será desenhado na forca. O desafiante ganha se ele adivinhar a palavra antes de ser enforcado.
4. Stop
Todos fazem uma tabela em um papel em branco com os seguintes itens: nome, cidade, cor, animal, fruta, objeto, artista… Essa tabela pode ser modificada de acordo com o interesse dos participantes. O grupo precisa escolher uma letra (isso pode ser através de sorteio, ditado ou até mesmo uma pessoa que está fora da brincadeira pode falar uma letra qualquer do abecedário). Assim que definida a palavra, todos falam “Já” e começam a preencher essa tabela com o palavras que representem cada item e que comece com a letra selecionada. Quem terminar primeiro, grita “Stop” e ganha um ponto. A brincadeira se inicia novamente, só que agora com outra letra… e assim vai…quem fizer mais pontos, ganha.
5. Passa Anel
Antes de começar a brincadeira vocês precisam escolher uma criança para ser o passador do anel e outra para ser o adivinhador. Todas as crianças, menos o passador, devem formar uma fileira e unir as mãos, palma com palma. O passador pega o anel, esconde-o entre as palmas das mãos e vai passando-as no meio das mãos dos outros. Depois de fazer isso com todas as crianças da fila, o passador pergunta ao adivinhador: “Com quem está o anel?”. Se o adivinhador acertar com quem está, ele será o próximo passador e deverá escolher quem será o adivinhador. O legal dessa brincadeira é o passador fingir que colocou o anel na mão de alguém para enganar o adivinhador.
6. Alerta
Brincadeira com bola. Uma criança fica de costas segurando a bola. As outras pessoas ficam a trás e cada uma fala o nome de uma fruta. Quem está segurando a bola, fala o nome de uma dessas frutas e sai correndo. O responsável pela fruta tem que pegar a bola e jogá-la na pessoa mais próxima. Se essa pessoa pegar a bola, ela está salva. Se ela deixar caiu no chão, ela está fora do jogo. Ganha o ultimo que ficar na brincadeira.
7.Mimica
O objetivo é fazer com que os seus amigos adivinhem aquilo que você está tentando imitar (pode ser bicho, pessoa, profissão, filme… Você pode combinar o seguimento antes de começar a brincadeira). Cada hora é um que faz a mimica (não pode falar. Apenas usar gestos para representar aquilo que você está imaginando). Quem adivinhar primeiro, ganha e é a vez do próximo fazer à mímica. Você pode dividir em equipes e cada vez uma tenta adivinhar o que um dos seus integrantes está imitando. Se conseguir, marca pontos e joga de novo, se não, passa a vez para a outra equipe.
8. Dança da Cadeira
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve ter 4 cadeiras. Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao redor das cadeiras. Quando a música parar (Uma pessoa fica no som para controlar), elas devem correr e tentar sentar na cadeira mais próxima. Quem não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
9. Vivo ou Morto
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.
10. Elástico
Essa brincadeira é conhecida como cama de gato. Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas. Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão do outros jogadores sem que este saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em seguida.
Que delicia relembrar essas brincadeiras ! Me fez até lembrar de uma música… ” Brincadeira de criança como é bom! …”
Vale ressaltar que além de se divertirem vai estar estimulando a imaginação, ação, desenvolvimento corporal e comportamental. Vale a pena ensinar as crianças e proporcionar um tempo fora das telas com nossos pequenos (as).
Agora me ajude completar essa lista, tem alguma brincadeira que você gostava que eu não citei aqui ? Me conta vai!
Abraços!!!