Desenvolvimento do bebê de 1 mês a 1 ano.
Quando temos um bebê, muitas dúvidas surgem. Pricipalmente quando somos mães de primeira viagem. Por isso aqui vamos ver como é o desenvolvimento do bebê de 1 mês a 1 ano.
Muitas perguntas ficam sem respostas, mesmo quando se faz cursos de gestante ou esclarecemos nossas duvidas com a ida na visita ao pediatra. Sabe por que isso acontece, por que cada criança é diferente da outra.
Mesmo quando temos mais de um filho, passamos por situções com um, que não passamos com o outro.
Há 11 anos sou mãe de uma menina, e agora depois desse longo período, Deus me presenteou com mais uma, hoje com 5 meses. E sim, a mais nova funciona totalmente diferente da mais velha com essa idade.
E exatamente por isso, por muitas vezes precisei recorrer a artigos, videos e esclarecimento com a pediatra sobre determinadas situações que em 11 anos sendo mãe eu ainda não havia passado.
Cada criança funciona diferente da outra
Como dito acima, mesmo sendo irmãos ou no meu caso, irmãs rsrsrs, o funcionamento de uma criança para outra é diferente.
Por exemplo: Quando bebê , minha mais velha não golfava em grande quantidade ou seja não teve o refluxo, já a mais nova tem. A mais velha mamou leite materno até 1 ano, a mais nova recusava o peito desde a maternidade. Entre outras coisas. Aqui só dei esses dois exemplos pra mostrar que mesmo sendo filhas da mesma mãe funcionam diferentes.
Porém há alguns marcos no desenvolvimentos que precisamos estar atentas, não é questão de comparar é questão de saber que há alguns fatores que mostram se nossas crianças estão se desenvolvendo de acordo com que se espera de cada faixa etária. Há muitos especialista que diz que não é um fator determinante, porém sempre é bom conversar com o pediatra quando a criança não esta desenvolvendo alguma habilidade ja esperada para a faixa etária.
Desenvolvimento Infantil 1 mês.
Neste primeiro mês o bebê esta inserido no seu meio, na sua família. E com o passar dos dias ele começa perceber quem está ao seu redor, e já é possivel, álias é um marco do seu desenvolvimento, conhecer vozes e sons. Neste primeiro mês muitas coisas que o bebê faz é efeitodo reflexo motor e neurológico.
Algumas habilidades do bebê são institiva, como sugar, engolir e procurar o bico do seio materno, essas habilidades já estao presentes desde o nascimento.
Sua forma de se comunicar é o choro, indicando que o bebê esta com fome, dor, fralda suja, sono. O choro surge como aviso de algum desconforto que o bebê esteja sentindo.
Alias, pra demosntrar contentamento e alegria, o bebê emite ruidinhos e soninho tranquilo.
Neste primeiro mês o bebê se sente seguro pelo da sua voz, a melhor maneira de fortalecer essa seguraça é reposnder a esses ruidinhos sempre, e sempre que possivel conversar com seu bebê, ele ja reconhece e ama ouvir a voz da mãe.
Aqui eu ja recomedaria ler para o bebê, mesmo que ele não entenda. Ele vai se familiarizando ainda mais com sua voz.
Desenvolvimento Infantil 2 meses.
Nesses 2 meses, o bebê começa a sorrir, o famoso sorriso social.
Aqui o bebê ainda está em constante aprendizado, esta aprendendo a cada dia, e com isso vai melhorando a coordenação de seus movimentos, aqui ele descobre os dedinhos. Nesse mês o tempo acordado ja começa aumentar e é possivel ver o pescoço se firmando.Os olhinhos do bebê se movimenta ainda mais e ele é capaz de olhar pra você sempre que conversar com ele, pois ja reconhece sua voz. E é nessa fase que ele começa dar os sorrisinhos.
Desenvolvimento do bebê 3 meses.
Com a melhora da coordenação, seu bebê ja descobriu os dedinhos e as mãozinhas, e nesse terceiro mês essa descoberta fica mais intensa, ele já é capaz de apertar uma mão na outra.
Neste mês o bebê se comunica do seu jeito e sente as emoções. Reconhecer as vozes ja esta virando sua especialidade, ja tende a procurar pela mamãe quando ouvir a voz dela, e ja responde por expressões diferentes.
Além dos sorrisinhos, as risadas são mais longas e observa com frequência os dedos das mãos e dos pés.
Brinquedos como chocalhos e briquedos pendurados são ótimas opções para estimular o contato visual e fortalecer a coordenação.
Aqui usamos a centopéia mola, levo ela onde vou, coloco ela no bebê conforto, carrinho, berço.
Além de ser super colorida, ela também é sensorial, estimulando os sentidos tatéis e oculares do bebê.
Desenvolvimento do Bebê 4 meses.
Durante o 4° mês, o bebê começa a enxergar melhor, sua visão está mais nítida e com isso ele começa a associar as coisas que ele enxerga e escuta.
Ja pode saborear e sentir. Ja pegar objetos com as pequenas mãozinhas e pode levar até a boca, por isso nesta fase devemos redobrar os cuidados, evitando deixr pequenos objetos ao alcance do bebê.
Os movimentos começam a ficar mais fortalecidos, em breve estará rolando.Alguns nos próximos meses poderam estar engatinhado.
Desenvolvimento do Bebê 5 meses.
Neste mês o bebê continua em pleno desenvolvimento tanto, físico, como mental e cognitivo. No 5°mês o que se intesifica é o fortalecimento da cintura o que mostra que o corpinho esta sendo fortalecido para logo o bebê começar a se sentar sozinho. Ao coloca-lo sentado ja vai perceber como ele endereita as costas, esse ato se repete quando é segurado também.
O bebê pode se manter sentado por algum momento, porém é preciso que aja supervisão e que tenha sempre o apoio de almofadas para auxiliar nesse treino e também para protege-lo.
Aos 5 meses, o bebê ja guarda alguns comandos na mémoria, por exemplo: as palavras tchal, não e sons famíliares ja pode ser reconhecido por ele.
Com a bebezinha aqui de casa,hoje coom 5 meses; estimulo ela ao máximo, e nesse 5° mês já aprendeu a dar tchau, chamar usando as mãozinhas e ta a um passo de bater palma, ja entende a palavra bater. Quando peço para bater palma , ela bate no corpinho ou em algum objeto se tiver próximo a ela.
É realmente incrível essas descobertas
Desenvolvimento do Bebê 6 meses.
No 6° mês o desenvolvimento das mãozinhas estará bem fortalecido, estará desenvolvido o suficiente para dar ao bebê o poder de pegar obejtos e os mover.
O bebê pode começar a rolar, então o cuidado deve ser redobrado, nesse ritmo, logo ele começa a engatinhar.
Com 6 meses o bebê ja interage, sendo capaz de “mostrar” o que deseja naquele momento. Ja saberá chamar sua atenção de várias formas. Quando quiser colo vai levantar os bracinhos para mostrar o que deseja.
Neste mês, o estimulo precisa ser ainda mais frequente, é importante que os país conversem bastante com o pequenino. Desta forma ampliará ainda mais a comunicação.
No sexto mês o bebê é capaz de entender suas emoções através de suas palavras e balbuciar, cantar, soprar etc.
Aqui já é recomendado o inicío da Introdução Alimentar.
Desenvolvimento do Bebê 7 meses
Normalmente a partir do 7° mês o bebê ja começa a se sentar sozinho, portanto ainda precisa de atenção para receber proteção caso se desequilibre.
O bebê neste mês, já consegue suportar o peso do corpinho nas perninhas e se apoiado é capaz de pular para cima e para baixo. Já é possivel se mover, rolando, se arrastando sentando ou engantinhado.
A memória vai estar mais ligada, e conseguirá perceber o que está acontecendo ao seu redor com mais facilidade. As emoções ficam ainda mais evidente, podendo demonstrar alegria quando está perto dos que ja conhece, ou tristeza quando a mamãe ou papai estão longe.
Desenvolvimento do Bebê 8 meses.
Este mês é cheio de desenovolvimento motor, aqui o bebê ja pode estar engatinhando, sentando sozinho ou arrastando os pezinhos. Caso o seu bebê não esteja engantinhando, não se preocupe, tem bebês que começam andar sem ter engantinhado antes.
O bebê neste mês , conseguirá se erguer sobre os móveis, portanto esta fase precisamos redobrar a atenção para evitar certos acidentes domésticos.
Desenvolvimento do Bebê 9 meses
No 9° mês o bebê começa a soltar algumas palavrinhas, além de entender o significado também. Consegue copiar sons, fazer mais barulho e entender quando algo pode ser feito ou não.
Nesta fase o bebê reconhece o próprio nome e dizer suas primeiras palavrinhas.
Desenvolvimento do Bebê 10 meses.
Aqui teremos o bebê mais curioso, e bem mais interessado em compreender como as coisas ao seu redor funcionam, principalmente os objetos que estará por perto, esses vão despertar a curiosodade do nosso pequenino.
Além disso poderá imitar sons de músicas, imitar sons simples e pegar objetos com mais facilidade.
Estará mais atentos nas conversas e se esforçará para falar o que compreende.
Desenvolvimento do Bebê 11 meses.
Neste mês as habilidades estão sendo desenvolvidas ainda mais rápidas. A surpresa é que vai ouvir palavrinhas com maior frequências. Aliás, se comunicará apontando, grunindo e acenando. Aqui já começa entender alguns conceitos, como tomar banho, hora de comer, se vestir e a regra do sim e não.
Neste 11° mês, a imitação se tornará ainda mais presente, o bebê tende a imitar tudo que você ensinar, dizer ou fazer. Inclusive as brincadeiras.
Aproveite para intesinficar o hábito de rezar.
Desenvolvimento do Bebê 12 meses.
Ao completar 1 ano, o bebê já se move e se levanta com apoio. Já é possivel dar os primeiros passos sozinhos, aliás é bem comum isso acontecer. Nesta fase o ato de segurar objeto estará bem fortalecido, aqui já podemos incentivar usar pratos, talheres e copos apropriados para criança.
De mãe para mãe
Voltando aqui para lembrar, o que falei no ínicio do post, cada criança é única e se desenvolverá de acordo com seu tempo, porém cabe a nós mamães e papais estimular para que ela se desenvolva de maneira natural e leve.
Não é porque uma engatinhou com 6 meses que a outra vai engantinhar. Por isso, qualquer dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebê, consulte o pediatra, ele sim vai avaliar e vai saber te orientar sobre o processo de desenvolvimento com todos os detalhes.
Espero que este post tenha te ajudado de alguma forma. Beijos Juh:)