Aqui nesse Post vamos falar sobre 2 ferramentas e 1 livro para trabalhar a emoção raiva.
A raiva é uma emoção que todos nós seres humanos sentimos, e com os pequenos não é diferente.
Porém precisamos abordar este assunto no momento com muita paciência e amor.
Nessas horas a criatividade ajuda e é aqui neste post que vou ensinar 2 ferramentas para você usar no momento que seu pequeno ficar com essa emoção a flor da pele.
1. Ferramenta Bexiga da Raiva
Essa atividade pode ser feita com crianças de 7 a 13 anos de idade.
Entregue para a criança uma bexiga seria legal se fosse vermelha, para representar a cor da raiva, porém caso não tenha pode ser qualquer cor.
Peça para a criança pensar no que lhe causa essa emoção, a RAIVA, e a cada situação pensada pela criança ela vai enchendo essa bexiga.
Pode conduzir ela aos pensamentos: “ querer comprar algo e meus pais não comprarem”, “emprestar algo que eu gosto muito”, “quando a professora chama minha atenção na frente da turma” etc…
O Interessante é a criança encher a bexiga até ficar bem cheia, mas não precisa estourar.
Quando terminar de encher segure o balão e peça para que vai liberando o ar da bexiga ( esvaziando aos poucos) e enquanto vai fazendo esse exercício de esvaziar a bexiga, vai dizendo para a criança para pensar em alguma coisa que pode fazer para a raiva passar. Exemplo: “Tentar entender os motivos pelo qual os pais não comprem aquilo que desejam naquele momento”, “emprestar o objeto que gosta com alguma condição”, “Não fazer algo que deixe a professora irritada para não ter a atenção chamada na sala de aula…”
Diga que no momento da raiva que é normal sentir e está tudo bem, porém precisamos dominar essa emoção, mudando o foco.
Agradece ao sentimento na hora : Exemplo: Agradeço por estar sentindo raiva por meus pais não terem comprado o que eu quis, mas escolho entender os seus motivos”
Se na hora da atividade o balão estourar, diga que está tudo bem, e use como analogia para dizer que quando ficamos com muita raiva podemos “explodir” e nessa explosão pode ser que façamos algo que mais tarde pode ficar difícil reverter . Por isso a importância de aprender a controlar a emoção raiva.
De espaço para criança compartilhar o que sentiu enquanto fez essa atividade.
2.Ferramenta Expressando a Raiva no Papel
Essa atividade pode ser feita com crianças de 04 a 13 anos.
Deixe a disposição da criança canetinhas, giz de cera, tintas ou lápis de cor, papel em branco e um pote escrito “POTE DA RAIVA”
Peça para criança imaginar algo que deixou ela com muita raiva, pode ser mais de uma situação.
Diga para a criança que este é o momento que ela vai tirar toda raiva de dentro dela.
Peça para ela passar para o papel , (usando os materiais que você separou) toda essas situações , elas podem fazer desenho, escrever, fazer círculos, rabiscos , o que desejar, deixar ela bem a vontade e livre.
Após a criança expressar a raiva no papel, peça para ela amassar o papel e jogar dentro do POTE DA RAIVA .
Assim a raiva que saiu de dentro dela ficará presa dentro do pote.
Diga que a raiva é uma emoção que mora dentro de todo mundo, e que às vezes vai ter situações que nos levam a sentir raiva e precisamos direcionar essa emoção para outro lugar, para não brigar com alguém, ou quebrar algo que gostamos por um momento de raiva.
Então Sugira que quando a criança estiver com muita raiva, pegue papel e lápis e desenhe com toda força no papel até a raiva passar.
Livro: Vamos lidar com a Raiva

Nesse livro a criança encontra 50 atividades práticas para manter a calma e tomar as melhores decisões nos momentos difíceis.
Idade sugerida para leitura de 6 a 10 anos.
Neste livro a criança vai tomando consciência de que a raiva é uma emoção normal, assim como as demais emoções que sentimos. Mas as vezes quando deixamos ela tomar conta de tudo ela acaba dominando nosso ser.
Aqui a criança é ensinada a ser mais esperta que a emoção , trazendo várias dicas incríveis, divertidas e interativas.
Vale a pena desenvolver com a criança os exercícios propostos neste livro.
contém link associado à Amazon.
Espero que estas ferramentas e este livro ajude nesse momento desafiador que as crianças enfrentam. Saiba também como fazer o repelente do medo para trabalhar esta emoção na criança.