Como Identificar o TDAH

 Como identificar o TDAH? (transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) 

como identificar o TDAH?

Como identificar o TDAH?

Como indetificar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, o controle impulsivo e, em alguns casos, a hiperatividade. identificar o transtorno e fornecer um tratamento eficaz são desafios cruciais, pois o TDAH pode afetar significativamente o desempenho acadêmico, profissional e social das crianças. Este artigo explora em detalhes como identificar o comportamento associado ao TDAH e examinar as abordagens de tratamento disponíveis.

Identificação  do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)  

Sinais de TDAH Desatenção: 

Um dos principais sinais do TDAH é a desatenção. Crianças com TDAH podem ter dificuldade em prestar atenção aos detalhes, cometer erros por descuido em tarefas escolares e parecerem desorganizados.

Hiperatividade: 

A hiperatividade é observada principalmente em crianças com TDAH. Elas podem ser agitadas, incapazes de ficar sentadas por longos períodos, falam demais,impulsivas, ansiosas e têm dificuldade em esperar a sua vez em situações sociais. Além de outros sintomas, mais especificados pelo profissonal .

Impulsividade: 

Comportamentos impulsivos são comuns no TDAH. Isso pode se manifestar em constantes interrupções, dificuldade em esperar a sua vez, tomada de decisões impulsivas e agir sem considerar as consequências.

Dificuldades na Organização: 

Pessoas com TDAH muitas vezes têm dificuldades em organizar tarefas e atividades. Elas podem procrastinar, perder objetos com frequência e ter um ambiente desorganizado.

Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

Problemas de Atenção em Diferentes Contextos: 

É importante observar que os sintomas do TDAH devem ser evidentes em diferentes contextos, como em casa, na escola e em ambientes sociais. A presença desses comportamentos consistentes ajuda a diferenciar o TDAH de momentos normais de distração ou atualização.

Impacto nas Relações Interpessoais: 

O TDAH também pode afetar as relações interpessoais. Dificuldades de comunicação, impulsividade social e falta de organização podem levar a desafios nas interações sociais.

Diagnóstico Profissional: 

O diagnóstico do TDAH não é baseado apenas em observações casuais. Profissionais de saúde realizam uma avaliação detalhada, incluindo:

Clínica Entrevista: 

Entrevistas com o indivíduo (ou pais, no caso de crianças) para coletar informações sobre a história do desenvolvimento, comportamentos observados e impacto na vida cotidiana.

Observação do Comportamento: 

A observação direta do comportamento em diferentes contextos, como em casa, na escola e em situações sociais, é essencial para avaliar a consistência dos sintomas.

História Médica e Familiar: 

Uma análise da história médica e familiar para identificar possíveis fatores genéticos e ambientais relacionados ao TDAH.

Critérios Diagnósticos: 

O diagnóstico é baseado nos critérios estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que fornece diretrizes específicas para identificar o TDAH.

Exclusão de Outras Condições: 

É crucial descartar outras condições médicas ou psicológicas que possam apresentar sintomas semelhantes ao TDAH.

Tratamento do TDAH: 

O tratamento do TDAH é abordado de maneira multifacetada, frequentemente envolvendo uma combinação de intervenções. Vale ressaltar que cada indivíduo é único e o tratamento deve ser personalizado. As principais abordagens incluem:

Medicamentos: 

Estimulantes, como metilfenidato e anfetaminas, são frequentemente prescritos para ajudar a melhorar a atenção, reduzir a impulsividade e normalizar o comportamento. No entanto, a prescrição é cuidadosamente monitorada, e os medicamentos podem variar em termos de formulação e dosagem.

Terapia Comportamental: 

A terapia comportamental é uma ferramenta crucial no tratamento do TDAH. Estratégias de gerenciamento de comportamento, reforço positivo e treinamento de habilidades sociais podem ser parte integrante do tratamento.

Psicoterapia: 

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar os indivíduos a desenvolver habilidades de enfrentamento, melhorar a autoestima e lidar com os desafios emocionais associados ao TDAH.

Modificações Ambientais: 

Adaptar o ambiente para atender às necessidades do indivíduo com TDAH é fundamental. Além disso pode incluir modificações no ambiente escolar, no local de trabalho e em casa para facilitar a organização e reduzir distrações.

Apoio Educacional: 

As crianças com TDAH podem se beneficiar de apoio educacional, como planos de educação individualizados (IEPs) que incluem estratégias específicas para auxiliar no aprendizado.

Apoio Familiar e Social: 

O envolvimento ativo da família e o suporte social são cruciais. Educar familiares e amigos sobre o TDAH pode promover um ambiente de compreensão e apoio.

Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoce: 

A identificação precoce do TDAH é vital para iniciar intervenções, pois quanto mais cedo for diagnosticado iniciará o tratamento para minimizar o impacto negativo nos aspectos da vida da criança.Aliás, o tratamento precoce pode ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento e melhorar a qualidade de vida a longo prazo.

Conclusão: 

O TDAH é uma condição complexa que requer uma abordagem holística para o diagnóstico e o tratamento. Uma compreensão detalhada do comportamento associado ao TDAH é crucial para um diagnóstico. No entanto a diagnóstico deve ser feito por um profissonal, Neurologista.

De mãe para Mãe.

No inicio deste ano, minha filha teve um problema na escola que ficava no contra turno. Quando fui questionar a escola, a diretora disse que acreditava que minha filha tinha TDAH. Pois ela não conseguia assimiliar determinados conteúdos, principalmente quando se tratava de matemática. No entanto, a diretora aplicou alguns testes e disse que sim, que ela tinha défict de atenção.

Entrei em contato com a pedagoga resposável pela turma do ensino regular porque até o momento a escola não me alertou sobre nada, e comentei o que foi dito pela diretora da outra escola e o porque ela achava isso.

E ela disse que não havia nenhum relato dos professores falando que minha menina apresentava algum comportamento que se enquadrava nas caracteristicas do TDAH.

Levei minha menina para a consulta com a pediatra, e a mesma encaminhou ela para a neurologista.

Levei ela para a consulta, junto com o parecer pedagógico da escola regular, e foi diagnosticado que ela tem Transtorno do aprendizado especifico. No caso dela é a matemática, e com reforço, ela conseguiria entender a matéria.

Assim fiz, tirei ela da escola contra turno, por que passei a ficar em casa, e peguei o caderno dela da materia que tem dificuldade e revisamos juntas. E sim, ela conseguiu superar a nota do primeiro trimestre, estudando uma hora por dia em casa. Estudamos o caderno dela, repetindo os exercicíos que a professora passava.

No entanto não aceite diagnóstico de quem não pode diagnosticar. Somente um profissional pode diagnoticar e orientar qual melhor tratamento para seu filho.

Caso o diagnostico seja de TDAH, não desanime, leve para as consultas e terapias  lembre se que há muitas pessoas famosas, artistas, cientistas que também foram diagnosticados e não fracassaram. 

Abraços Ju:)


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